SÓ É MELHOR IDADE PRA QUEM SE CUIDA
Com o tema “Só é melhor idade para quem se cuida” a Fundação Pró-Rim comemora este ano o Dia Mundial do Rim (13/03) com várias ações de prevenção.
Neste mês de março, estão programadas atividades educativas e preventivas com o objetivo de chamar atenção da comunidade para a saúde dos rins: exames gratuitos, palestras educativas nas unidades da Pró-Rim e com grupos de idosos e entrega de panfletos nos terminais de pedágios rodoviários de SC.
Este ano a campanha mundial “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós” ressalta a importância do cuidado com os rins frente ao envelhecimento, portanto a ideia central é chamar a atenção para a alta prevalência da Doença Renal Crônica (DRC), especialmente entre os idosos. Segundo o IBGE, cerca de 10% da população brasileira tem mais de 65 anos de idade.
A campanha conta com a parceria da Sociedade Brasileira de Nefrologia, do Supermercado Giassi, RBS TV, Drogaria Catarinense, Autopista Litoral, Projeto Beba água, Diocese de Joinville e Impressora Ipiranga.
Sobre a Doença Renal Crônica (DRC)
A DRC é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. Estima-se que cerca de 10% da população adulta tem algum grau de perda de função renal. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) esse percentual pode aumentar para 30% a 50% em pessoas acima de 65 anos, deixando evidente que o risco para o seu aparecimento aumenta substancialmente com o envelhecimento.
Atitudes simples como controlar o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar atividades físicas e realizar periodicamente exames de urina, glicemia e de creatinina, podem evitá-la.
Você sabia que a doença renal é considerada uma epidemia silenciosa?
Por ser considerada uma doença silenciosa, cerca de 70% dos pacientes que iniciam a diálise só descobriram a DRC quando já estavam com a função renal comprometida. Envelhecer é um processo natural, porém seguido de algumas condições que podem danificar os rins como a diabetes, pressão alta e doenças cardíacas. Ou seja, quanto mais você envelhece, mais propenso está a desenvolver alguma doença renal, que pode evoluir para a insuficiência renal crônica, sendo necessário o tratamento renal substitutivo como a diálise ou transplante.
Segundo dados da SBN 1 em cada 10 pessoas tem algum tipo de comprometimento no sistema renal e atualmente cerca de 100 mil pessoas passam pelo tratamento de diálise. Um dos problemas das doenças renais é que geralmente não apresentam sinais ou sintomas aparentes. Por isso a prevenção é sempre o melhor remédio.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3434-2090 e/ou 9917-0444 - Contato com Andréia Jacopetti
VOCÊ CUIDA DOS SEUS RINS?
Você já fez um check up dos seus rins? Faça a avaliação anual de saúde com um médico de sua confiança e não esqueça, há sintomas silenciosos que só os exames laboratoriais podem identificar!
Exames:
• Glicemia
• Colesterol
• Triglicerídeos
• Creatinina
• Exame parcial de urina
• Microalbuminuria 24 horas
Atitudes:
• Beba no mínimo 2 litros de água diariamente
• Controle o consumo de sal. Evite enlatados, conservas e outros tipos de alimentos industrializados
• Cuide com o excesso de bebidas alcoolicas
• Pare de fumar ou reduza aos poucos o número de cigarros consumidos
• Pratique exercício físico regularmente
• Controle o estresse psicossocial
• Tenha o controle permanente do diabetes e da pressão arterial
• Infecções urinárias devem ser tratadas por médicos especialistas
Nenhum comentário:
Postar um comentário