A campanha Go Red for Women chega ao Brasil para conscientizar sobre o
problema
Para alertar a população feminina
sobre os riscos das doenças cardiovasculares e estimular cuidados preventivos,
uma campanha internacional está pedindo que as pessoas vistam-se de vermelho
nesta sexta-feira (dia 07/02). A campanha Go Red for Women (Vá de Vermelho
pelas Mulheres) é liderada pela American Heart Association, desde 2004, e
agora chega ao Brasil.
A campanha começou com a
constatação de que mais de 500 mil mulheres morriam todos os anos nos Estados
Unidos por doenças do coração, superando o número de homens mortos
pela mesma causa. Até o início dos anos 80, eles eram a maioria, mas passaram a
se prevenir e se tratar mais. Atualmente essa é a principal causa de morte de
mulheres. De cada três mulheres que morrem, uma sofre de doença cardiovascular.
O número de mortes após um
primeiro infarto é de 38% para as mulheres, contra 25% para os homens. As
mortes súbitas, sem sintomas, por doenças do coração também ocorrem mais em
mulheres (65%) do que em homens (50%). E num período de seis anos após um primeiro
infarto, as mulheres têm ainda mais chances de ter outro ataque do coração (35% contra 18% dos homens), sofrer
um derrame (11% contra 8%) ou ficarem incapacitadas por insuficiência cardíaca
(46% contra 22%).
Os riscos de doença cardiovascular são maiores em mulheres com
mais de 55 anos de idade, no início da menopausa, ou acima dos 45 anos, com
menopausa precoce. Os fatores que acarretam esses riscos são um estilo de vida
sedentário, obesidade e estresse (que favorecem o surgimento de pressão alta,
diabetes e colesterol elevado), além de histórico familiar em
casos similares.
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