Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de outubro de 2013


 5 MOTIVOS PARA CORRER HOJE MESMO!

corridaVisto que nos últimos anos a corrida tem se tornado um dos esportes mais populares pela facilidade de sua prática em parques, ruas, praias, esteiras ergométricas e até mesmo em trilhas.
Seguem aqui cinco benefícios que a corrida irá lhe proporcionar:
É a habilidade máxima de o indivíduo captar oxigênio do ar atmosférico (sistema respiratório), transportá-lo pela circulação sangüínea (sistema cardiovascular) e utilizá-lo a nível muscular.
A função cardiorrespiratória depende da presença de um aparelho respiratório e cardiovascular eficientes, de componentes sangüíneos adequados, além de componentes celulares específicos que auxiliem o corpo a utilizar oxigênio durante o exercício. Esse consumo de oxigênio pelo corpo é conhecido como VO2.
O consumo máximo de oxigênio (VO2máx) é um índice que pode refletir a perfeita integração que deve existir entre os sistemas cardiovascular, respiratório e muscular, para fazer frente ao aumento da demanda energética durante o exercício.
0202
  Destreza  e harmonia são algumas das qualidades que o corpo humano precisa ter para funcionar em plena potência e a corrida nos proporciona essa destreza por envolver a grande musculatura do corpo como base principal do movimento. Promovendo assim uma melhora na coordenação motora, elemento essencial ao movimento.
Com a prática da corrida algumas alterações ocorrem no nosso corpo, e o estimulo de baixa intensidade nos proporciona um crescimento no comprimento e na circunferência do osso, já em as atividades de alta intensidade esses efeitos são inibidos, fazendo aumentar a densidade óssea e um aumento na espessura da cartilagem em todas as articulações.
Um indivíduo bem treinado consegue sustentar maiores tensões, existindo assim menos chances de surgirem lesões nos ligamentos e nos tendões.
0303
A atividade física é uma importante ferramenta no combate ao estresse e a pratica da corrida e atividades físicas ao ar livre, tem aumentado consideravelmente, sendo que, um dos principais fatores motivantes dessa prática é a fuga do estresse. Seu intuito é reduzir os efeitos do estresse prolongado que interferirá no bem-estar psicológico e na qualidade de vida das pessoas.
Benefícios psicológicos: o exercício regular, independente da idade, tem a possibilidade de modificar favoravelmente o estado psicológicos de homens e mulheres. Os exercícios regulares podem exercer uma redução no estado de ansiedade, isto é, o nível de ansiedade por ocasião da mensuração; redução na depressão de ligeira a moderada; redução no neuroticismo (em exercícios a longo prazo); coadjuvante do tratamento profissional da depressão grave; melhora no humor, auto- estima e auto- imagem (conceito) e a redução nos vários índices de estresse.
0404
Com a prática de uma corrida de baixa intensidade e longa duração a redução de peso é certa, pois os ácidos graxos (derivados principalmente dos triacilglicerideos do tecido adiposo e dos depósitos intracelulares do tecido muscular) são oxidados no músculo esquelético durante o exercício. A oxidação dos lipídios aumenta em resposta a intensidade de exercício, alcançando o pico em aproximadamente 65% VO2max. Nessas condições, a quantidade absoluta de ácidos graxos oxidados aumenta na mesma proporção em que o tempo de exercício e elevado.
0505
A atividade física e o sono estão associados com uma saúde mental positiva. Ao se relacionar a atividade física com o sono, aspecto analisado no estudo de Boscolo et al (2007) afirma que o exercício físico regular contribui para a qualidade de vida, proporcionando aos praticantes as seguintes melhorias:
  • Capacidade cardiorrespiratória e muscular;
  • Controle da massa corporal;
  • Redução da depressão e da ansiedade;
  • Melhoria das funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio);
  • Melhoria da qualidade e da eficiência do sono.
O exercício físico realizado de forma regular e com intensidade moderada aumenta o tempo total de sono, diminui a latência para o sono (tempo que leva para iniciarmos o sono), aumenta significativamente o sono profundo, também chamado de sono de ondas lentas e o sono REM (rapidy eye moviment), que é o sono dos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário